ESTRUTURA E
DISTRIBUIÇÃO DE MANGUEZAIS:
IMPLICAÇÕES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS.
Ministrante
Prof.ª Dra. Yara Schaeffer-Novelli
Roteiro
do Curso
Manguezal:
ecossistema;Marés,
clima, relevo, flora e fauna;Entremarés,
zonação,continuum de feições;Erosão, deposição, secas, El Niño;
Américas,
Neotrópico e Brasil; Brasil: N/NE e SE/S;Legislação
Política;
Integração ecológica e Simbiose; ESTUDO
DE CASO; AVALIAÇÃO
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TÉCNICAS DE
AQUISIÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS GEORREFERENCIADOS DE SISTEMAS NATURAIS: ÊNFASE EM
MANGUEZAIS.
Ministrante Prof.
Otávio Augusto Boni Licht
Roteiro
do curso
Conceitos
básicos de cartografia:
Mapas
e cartas; Escala; Sistemas de coordenadas geográficas; O
posicionamento geográfico: latitude e longitude;Esferas, elipsóides,
esferóides e o geóide Datums;Sistemas de coordenadas
rojetadas;O que é uma projeção cartográfica;Tipos de
projeção;O sistema UTM;Medidas lineares e angulares;Tipos de
dados;Dados sem referência geográfica;Dados com referência
geográfica ou georreferenciados;Modelos de
dados;Vetoriais;Entidades: ponto, linha e polígono;Estrutura
“spaghetti” ;Topologia: contiguidade, pertinência e
conectividade;Raster;Entidades: células;A malha : linhas e
colunas (grid);A questão da escala em arquivos digitais;Resolução
Espacial;Radiométrica;Espectral;Generalização e
detalhamento;Atributos das entidades geográficas;Espaciais –
posicionamento;Não espaciais – medidas (discretas, contínuas
e textuais) e temporais;Tabelas e bancos de dados – modelo
relacional;Produção de dados georreferenciados; Aproveitamento
de acervos;Campanhas de coleta de novos dados;Protocolos e padrões;Geoprocessamento;Conceituação;Analógico
e digita;O nível de informação (layer);Transformações;De
sistemas de coordenadas;Registro, correção geométrica (georreferenciamento)
e reamostragem;De modelos de dados;Raster – vetor – raster;Ponto
para área;Área para ponto;Área para área;Generalização;Área
de infuência (buffer);Interpolação e geração de superfícies;A
análise dos dados georreferenciados;Estatística e geoestatística;Processamento
de imagens;Ferramentas para análises de mapas;Overlay;Intersecção;Análise
booleana – lógica e operadores ;Pesquisas na tabela de
atributos;Apresentação dos produtos;Classificação das
entidades Símbolos,
cores e padrões de preenchimento;Escalas de valores;Sistemas de
Informações Geográficas – SIG;Conceito;O todo e as partes;A
complexidade dos sistemas naturais;A geosfera e seus
sub-sistemas;A complexidade e as especifidades dos manguezais;O
SIG na investigação de sistemas naturais complexos;Modelos e
simulações
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TÓPICOS ASSOCIADOS À VALORAÇÃO ECONÔMICO-ECOLÓGICA DE
AMBIENTES
NATURAIS.
Ministrante Prof. Dr. Clóvis Cavalcanti.
1. Justificativas e críticas da valoração
ambiental
2. Meio ambiente como fonte de bem-estar e base biofísica
3. Frugalidade vs. eficiência
4. Ecossistema e sistema econômico
5. Externalidades e custos invisíveis
6. Bases econômico-ecológicas da valoração
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UTILIZAÇÃO DE MICROORGANISMOS EM PROCESSOS DE BIORREMEDIAÇÃO
DE ZONAS DE
MANGUEZAL.
Ministrante Prof. Dr. Eduardo Aquino Ximenes.
1.
EMENTA
Minicurso teórico que visa abordar as possíveis
interações entre os microrganismos e os manguezais, no que diz
respeito à importância destes últimos como fonte para
isolamento de microrganismos, extremófilos ou não, com
potencial para uso biotecnológico; assim como as possibilidades
de uso de microrganismos em processos de biorremediação de áreas
que sofreram algum impacto ambiental, incluindo regiões de
manguezais.
2.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução
ao Curso
– Manguezais - Visão Geral
– Microrganismos-Visão Geral
Tipos de Microrganismos : Bactérias:
Aeróbias– Anaeróbias- Técnicas de cultivo e inoculação;Fungos:-
Aeróbios - Anaeróbios - Técnicas de cultivo e inoculação
Archaea: - Visão geral; Microrganismos extremófilos:Conceito-Possíveis
aplicações;
Microrganismos : potencial para uso em diferentes indústrias:-
Manguezais como
fonte para isolamento de microrganismos com potencial para uso
industrial; Uso
de Microrganismos em processos industriais (Visão Geral)
Microrganismos
: potencial para uso em processos de biorremediação:
Biorremediação
:Conceito -Tipos - Possibilidades de uso dos microrganismos em
biorremediação de áreas que sofreram algum impacto ambiental
:- Situação atual
;Perspectiva
futuras;Conclusão do Minicurso:-Discussão
final com os participantes sobre os temas abordados
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TÉCNICAS E PROCESSOS
DO USO DO pH EM SISTEMAS MARINHOS COM
ÊNFASE EM ESTUÁRIOS E
MANGUEZAIS.
Ministrante Prof. Dr. Carlos Augusto Ramos e
Silva
Objetivo
Tem
como objetivo transmitir e discutir as técnicas e o processo do uso
do pH em sistemas marinhos com ênfase em estuários e manguezais.
Conteúdo
Programático
1-
aspectos estruturais e funcionais dos sistemas marinhos, processos
de óxido-redução e sistema carbonato; 2- definição, molaridade,
normalidade e molalidade; 3- aplicações e limitações da termodinâmica,
constante de equilíbrio, força iônica e atividade; 4- eletrodo de
referência, eletrodo indicador e interferências; 5- escala NBS,
escala livre, escala total, calibração do eletrodo, preparação e
estocagem da solução “Tris”, procedimento de coleta /
acondicionamento das amostras, pH operacional e exercícios práticos.
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EDUCAÇÃO
AMBIENTAL APLICADA À RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS
AQUÁTICOS COM
ABORDAGEM ECOLÓGICA.
Ministrante Prof. Dr. Geraldo Eysink & Prof.ª
Dra. Clarice Panitz
Objetivos:
•
despertar o interesse dos alunos pelos ecossistemas aquáticos: sua
preservação, recuperação e manejo sustentado;
•
despertar o interesse dos alunos pelos manguezais: sua preservação,
fatores de degradação, recuperação e manejo sustentado;
•
demonstrar a importância da recuperação destes ecossistemas
visando a sua exploração (fonte de renda) e preservação;
•
propor desenvolvimento de projetos, teses de mestrado ou doutorado
voltados para a recuperação de ecossistema aquáticos degradados
com ênfase em manguezais.
Conteúdo
programático
•
diagnóstico da qualidade do ecossistema aquáticos continentais e
litorâneos;
•
processos de degradação (atividades antrópicos);
•
processos de contaminação (efluentes domésticos e industriais,
metais pesados, organoclorado e organofosforados);
•
estudos de caso: Minamata, Jinzu, garimpos, Baixada Santista/SP, Rio
Tietê, mortandade de peixes;
•
atividade extra: vídeo
•
importância dos manguezais para o meio natural e antrópico (papel
ecológico e social dos manguezais);
•
critérios que caracterizam um manguezal degradado;
•
causas que favorecem a degradação de um manguezal;
•
metodologias/procedimentos para intervenção dos fatores
estressantes.
•
atividade extra: vídeo
•
experiências internacionais para a recuperação de manguezais;
•
experiências nacionais na recuperação de manguezais;
•
técnicas para a recuperação de manguezais degradados;
•
a questão de compensação de áreas;
•
atividade extra: vídeo.
•
desenvolvimento de atividades de educação ambiental;
•
envolvimento da sociedade;
•
instituições de pesquisa;
•
escolas (Ens. Fundamental, Médio e Universidade)
•
população ribeirinha
•
principais resultados obtidos e novas estratégias de ação
•
discussão final e debate sobre ações que os alunos poderão
desenvolver em manguezais
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